Em celebração ao mês do santo fundador dos Franciscanos, a Universidade Franciscana (UFN) recebe a exposição Paráclito I, com obras dos artistas visuais Luciano Santos e Marcio Flores, inspirada na vida e na devoção de São Francisco de Assis, santo da Igreja Católica. A mostra está aberta para visitação na Sala Angelita Stefani/IMAS da UFN, até o dia 30 de outubro, e conta com uma obra solidária, na qual todos podem contribuir.
Desde antes da pandemia, os artistas visuais tinham interesse em realizar um trabalho juntos. O denominador comum entre Marcio e Luciano foi a disponibilidade durante o mês de outubro e a afinidade com a temática religiosa.– Nossas poéticas e fazeres se pautam muito nas questões religiosas e a gente se deu conta que em outubro é comemorado o dia de São Francisco. Então por que não juntar as duas coisas?! Assim surgiu a ideia de exposição para homenagear São Francisco – explica Luciano.
As obras foram construídas com diversos materiais, como papelão, telas, tecidos, bordado, adereços de carnaval e diferentes brinquedos. Todas com uma proposta onírica e conceitual, misturando fé e arte.
Leia também
Escola de Artes oferece aulas gratuitas de técnicas circenses na Vila BelgaConfira a programação do Museu de Arte de Santa Maria (Masm) para outubroRevista MIX: Conheça o museu que guarda memórias da infância e brinquedos que fazem sucesso até hoje
O ato de doar
“Paráclito” é um conceito associado ao Espírito Santo. Sua definição é: aquele que consola ou conforta; aquele que encoraja e reanima; aquele que revive. Um dos momentos marcantes da história de São Francisco de Assis é quando ele renuncia aos bens mundanos e, despido, segue para a vida vocacional. A obra colaborativa “Despiu-se” faz alusão à atitude de renúncia e convida os visitantes a levarem roupas para doar. Ao término da mostra, as roupas serão doadas para instituições auxiliadoras do município.
Agende-se
O que – Paráclito IOnde – Sala 114 – Prédio 14 – Conjunto III da Universidade Franciscana (UFN) – Rua Silva Jardim, 1175, Santa MariaQuando – Até dia 30 de outubro, nas segundas, terças, quintas e sextas, das 13h30 às 17h30 (tarde), ou nas quartas e quintas pela manhã. Quanto – De graça
Leia todas as notícias